quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Depressão e obesidade são fatores de risco para incontinência urinária

Fernanda Marques

O estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento – coordenado pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – está sendo realizado em sete países da América Latina e do Caribe. O objetivo geral era avaliar as condições de vida e saúde das pessoas com mais de 60 anos de idade. No Brasil, os dados foram coletados na cidade de São Paulo, onde mais de 2 mil idosos (ou seus cuidadores) foram entrevistados. Essas entrevistas revelaram, entre outros aspectos, que a incontinência urinária – um dos “gigantes da geriatria”, por suas consequências negativas na qualidade de vida – atinge 16,5% dos idosos na faixa etária entre 60 e 74 anos e 33,3% daqueles acima dos 75 anos. Idade mais avançada e sexo feminino são alguns dos fatores associados ao problema. Os resultados são apresentados em artigo da edição de agosto da revista Cadernos de Saúde Pública, periódico científico da Fiocruz.

Os números da pesquisa revelam que as condições gerais de vida e saúde estão associadas à incontinência urinária. Entre os idosos com 75 anos ou mais que consideravam boa a própria saúde, a prevalência de incontinência urinária foi de 22,5%. Já entre aqueles que avaliaram sua saúde como regular ou ruim, a prevalência do problema chegou a 41,5%. Resultado similar foi observado quando se analisou a capacidade dos idosos de executarem tarefas cotidianas. Entre os entrevistados que relataram dificuldades na realização dessas atividades, o risco de ter incontinência urinária foi duas vezes maior.

Depressão, derrame, diabetes e obesidade são outros fatores de risco associados à incontinência urinária. De acordo com o artigo, idosos com depressão moderada a grave apresentaram 2,5 vezes mais chance de incontinência urinária, enquanto o fato de já ter sofrido um derrame ou ser diabético multiplicava o risco do problema por 1,69 e 1,56, respectivamente. “Uma redução de peso de 5% a 10% tem eficácia similar a outros tratamentos não cirúrgicos e pode ser considerada como um tratamento de primeira linha para a incontinência urinária”, diz o artigo, assinado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Estadual de Prevenção e Tratamento de Disfunções Miccionais de Jaú (SP).

Os autores destacam que já existem no Brasil em torno de 17,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos. As estimativas apontam que até 2025 a população idosa em alguns países da América Latina e do Caribe será três vezes maior do que era em 1980 – cenário que impõe desafios sociais e de saúde pública aos países. “O conhecimento dos fatores de risco torna possível desenvolver estratégias de prevenção e políticas de assistência mais adequadas, de modo a permitir que as pessoas envelheçam com melhor qualidade de vida”, recomendam os pesquisadores no artigo.

Para ler a íntegra do artigo, clique aqui
Publicado em 22/09/2009.


Notícias

Agencia Fiocruz de Noticias

domingo, 20 de setembro de 2009

Pasteur Medicina Diagnóstica lança programa voltado para idosos


16/09
Márcia Lopes
BRASILIA - DF

A partir deste mês, clientes acima de 60 anos terão acesso a descontos e serviços diferenciados.

Na próxima quinta-feira, 17, o Pasteur apresenta mais um serviço exclusivo para a comunidade do Distrito Federal: o Pasteur Melhor Idade. A série de vantagens é voltada para clientes com mais de 60 anos e o lançamento será durante uma ação aberta para o público no Parque da Cidade, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC/DF).

Para ter acesso ao programa, basta que o usuário solicite o seu cartão de vantagens em qualquer unidade da marca. O Cartão Pasteur Melhor Idade permitirá ao idoso ter benefícios como a realização de exames com preços ainda menores do que o Pasteur Popular; transporte à unidade para realização de exames de imagem; coleta domiciliar para exames laboratoriais; e em breve uma rede de parceiros credenciados para oferecer conveniências como descontos em farmácias, convênios com clínicas médicas, lazer e etc.

Para o gestor de negócios do Pasteur, Rui Nunes, o projeto permite ao laboratório suprir as necessidades dessa faixa da população e, ao mesmo, se afirmar como uma empresa socialmente responsável. “Vamos oferecer o que há de mais moderno em tecnologia de diagnóstico, com precisão certificada e, acima de tudo, com custo bem menor”.

Além de conhecer um pouco mais sobre o Pasteur Melhor Idade, quem for ao Parque da Cidade participará também de atividades recreativas, como caminhada e alongamento, oferecidos pelo Sesc. O Pasteur fará ainda entrega de camisetas, testes de audiometria, aferição de pressão, medição de glicose e colesterol, tudo de graça.

Uma das maiores redes de medicina diagnóstica de Brasília com 33 anos de atuação, o Pasteur possui mais de 200 colaboradores e 36 unidades na capital e região. Com o objetivo de buscar continuamente a inovação, a marca criou o conceito de atendimento integrado, que disponibilizam mais de três mil exames de análises clínicas, diagnósticos por imagem e métodos gráficos em cardiologia, no mesmo local, além de introduzir em Brasília soluções como a cápsula endoscópica e o mais moderno equipamento de ressonância magnética da região. Para conceder exames de qualidade a todas as classes sociais, a marca criou o programa Pasteur Popular , que leva exames diagnósticos com o menor preço do mercado. O projeto está presente nas todas as unidades do Pasteur no Distrito Federal . O Pasteur faz parte da DASA, maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina e quinta maior no mundo. Para mais informações: www.pasteur-df.com.br .

A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede no mundo. Com mais de 12 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 328 unidades. Processa em média, 6,5 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 20 marcas em treze estados – Delboni Auriemo, Lavoisier e Maximagem, em São Paulo; Bronstein, Lâmina e MedImagem, no Rio de Janeiro; Club DA, em São Paulo e Rio de Janeiro; Pasteur e Exame, em Brasília; MedLabor, em Brasília e Tocantins; Curitiba Santa Casa e Frischmann Aisengart, em Curitiba; Laboratório Álvaro, em Cascavel e Foz do Iguaçu; CientíficaLab, no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Image Memorial, em Salvador; VITA Lâmina, em Florianópolis; Atalaia, em Goiás; Cedic e Cedilab no Mato Grosso; e LabPasteur e Unimagem, em Fortaleza.
*Informações atualizadas em maio de 2009.

Serviço:
Lançamento do Pasteur Melhor Idade
Data: 17/09/2009
Horário: a partir das 8h30
Local: Parque da Cidade – ao lado da administração.
Todas as atividades são gratuitas.